35 horas de trabalho semanal e defesa da contratação colectiva

APRESENTAÇÃO DO PROJECTO LEI PELAS 35 HORAS DE TRABALHO SEMANAL E O PROJECTO LEI PELA DEFESA DA CONTRATAÇÃO COLECTIVA DE TRABALHO

pcpícone

Os avanços técnicos e científicos têm permitido a concentração da riqueza nos grupos económicos e financeiros, mas não têm representado melhoria das condições de articulação da vida familiar, pessoal e profissional. Pelo contrário, nos últimos anos tem aumentado o número de trabalhadores que labora aos sábados, domingos e feriados, que laboram por turnos, e cujos horários de trabalho têm sido desregulamentados através de bancos de horas grupais e individuais.

Assim, o PCP propõe a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais, sem perda de remuneração nem de outros direitos.bag_64px

Os contratos coletivos de trabalho são uma peça fundamental na vida dos trabalhadores portugueses e são um instrumento indispensável para uma justa distribuição da riqueza. Os direitos consagrados na contratação coletiva devem ser protegidos e o código de trabalho deve ter um verdadeiro papel na promoção da contratação coletiva de trabalho.

O PCP propõe a reposição do princípio do tratamento mais favorável e a proibição da caducidade dos contratos coletivos de trabalho por via da sua renovação sucessiva até a sua substituição por outro livremente negociado entre as partes.

bag_64px

Esta entrada foi publicada em Posições Políticas. ligação permanente.